Morro do Chapéu - Chapada Diamantina - Ba

Quem somos nós

Quem somos nós
Laís Machado; Cássio Ribeiro e Cinara Andrade

terça-feira, 8 de junho de 2010

Técnicas de coleta em paleontologia

Metodologia:
São inúmeros os procedimentos, tanto para encontrar como para retirar o fóssil da rocha ou sedimento. As técnicas vão variar dependendo do objetivo do pesquisador, do tempo disponível, do local e da natureza do sedimento. O pesquisador, antes de ir ao campo e após definir os locais os de prospecção, deverá realizar uma vasta revisão bibliográfica e analise de mapas, obtendo o Maximo de informação possível a respeito da geologia local e dos fosseis já encontrados na região. Ele deverá extrair o maior numero possível de informações sobre a geologia da área em estudo, esboçando um perfil do afloramento em questão e uma descrição do sedimento ou rocha sedimentar da localidade fossilífera.

Objetivo:
O objetivo de se coletar fosseis, esta baseado em se conhecer como eram os organismos do passado, como viviam, como interagiam com o meio, como evoluiu a vida ao longo do tempo. Também, para perceber como estes se formaram e como podem ser usados para a datação relativa dos estratos rochosos em que ocorrem.

Prospecção:
O posicionamento preciso do local de prospecção permite aos pesquisadores retornarem exatamente ao local descrito, além de contribuir para a confecção de mapas geológicos e estudos de correlação estratigráficas. Para isso, uma boa descrição das localidades incluindo nomes de municípios, fazendas, estradas, quilometragens, pontos de referencia e uso do GPS tornam-se fundamentais.

Preparação:
Os primeiros passos da preparação mecânica consistem na visualização e analise completa do material a ser preparado, onde deverá ser observado o tipo de fossilização, tipo de rocha matriz que envolve o fóssil e o estado de preservação do material. Tal procedimento permite ao preparador, estabelecer as técnicas a serem adotadas.
Após analise e triagem, é de fundamental importância o registro de todo material em preparação, através de fotografias e desenhos esquemáticos mostrando-se o posicionamento do fóssil na rocha. Este procedimento devera ser realizado em todas as etapas da preparação, permitindo ao pesquisador conhecer o estado original do fóssil. Ao se iniciar a preparação de um fóssil é necessária a acomodação do bloco de rocha em uma base estável, impedindo que o mesmo se desloque ou se quebre durante a manipulação. Para isso são utilizados matérias como ceras, resinas, borrachas e gesso, porem o uso do travesseiro de areia é o método mais simples e versátil nos trabalhos de preparação. Sempre que possível deve-se utilizar na bancada de preparação uma lente de aumento montada em um suporte de tamanho regulável. Ao final da preparação o fóssil devera estar livre de sedimentos e resistente a ponto de serem manuseados, estudados e acondicionados em relação cientificas.

Instrumentos:
O paleontólogo emprega uma vasta variedade de equipamentos que envolvem desde um simples canivete a um sofisticado aparelho de ultrasom.
O primeiro equipamento e de fundamental importância esta relacionado com a segurança do preparador. Os óculos de proteção contra pequenas lascas de rochas e luvas devem ser usados tanto no campo quanto no laboratório. Ao se trabalhar com brocas ou discos abrasivos que produzem poeiras é imprescindível a utilização de uma máscara, pois a maioria das rochas contém sílica, que aspirada com freqüência pode causar danos irreparáveis á saúde.
Os cinzéis, mais conhecidos como talhadeiras ou ponteiras, são utilizados com martelos ou marretas para fraturar a rocha matriz. Para limpeza do sedimento acumulado durante a preparação é comum a utilização de trinchas, pinceis de pelo ou seda de tamanho variado, escovas de nylon e bulbos de borracha para soprar. Instrumentos odontológicos, estiletes e pinças são indispensáveis de grande valia na preparação. Quanto aos aparelhos de rotação, existem dois modelos: os elétricos e os de ar-comprimido. Os motores elétricos são consideravelmente mais baratos e de bom desempenho, os de rotação a ar-comprimido são de excelente desempenho, não produzido vibrações, sendo portanto, os mais indicados principalmente para trabalhos delicados.


FONTE: ikessauro.blogspot.com
>
FONTE:ikessauro.blogspot.com